REVISÃO DE PROJETO
A revisão de projeto visa eliminar erros e omissões dos projetos, causados por incompatibilidades entre as várias especialidades, por erros de medição ou por informação contraditória muitas vezes presente nos projetos de arquitetura ou de especialidades.
A revisão de projeto, obrigatória em obras públicas acima da classe 2 e aconselhável em empreitadas de obras particulares, pode permitir uma redução significativa dos custos causados por erros e omissões dos projetos.
A intervenção de uma equipa multidisciplinar na revisão dos projetos de arquitetura e especialidades irá permitir a correção dos erros detetados antes da obra ser lançada a concurso.

Etapas principais da revisão de projeto
A revisão de projeto é dividida num conjunto de etapas que visam verificar todas as especialidade do projeto. são normalmente constituídas pelas seguintes fases:
Verificação global. Verificação da instrução do projeto e existência de todos os elementos necessários, escritos e desenhados. Verificação genérica de modo a detetar eventuais erros ou omissões grosseiras.
Verificação das peças desenhadas. No desenvolvimento da revisão de projeto é verificada a suficiência do nível de pormenorização das peças desenhadas, e confrontadas com as respetivas peças escritas para verificação da coerência entre elas.
Verificação das peças escritas. Nesta fase de revisão de projeto, é verificada a coerência entre as diversas peças escritas, nomeadamente com as especificações técnicas, assim como os cálculos apresentados.
Verificação das medições. Nesta fase é verificado o articulado da lista de trabalhos, a eventual existência de omissões, a duplicação de artigos em especialidades diferentes e uma verificação global das quantidades apresentadas.
Estes são alguns dos vários aspetos abordados na revisão de projeto. No final é elaborado um relatório preliminar, que permitirá aos projetista efetuar as correções ou alterações necessárias, sendo finalmente produzido um relatório final de revisão de projeto.